segunda-feira, 24 de maio de 2010

O Grupo Teatro de Caretas é um grupo de teatro de rua que atua em Fortaleza-CE, e tem como foco a pesquisa de linguagem cênica baseada na construção da performance do ator de rua e em processos de criação em grupo. Esta peça da continuidade a nossa pesquisa teatral e teve como princípio a criação de cenas a partir de improvisações, tendo por base o entremeio TODO MUNDO E NINGUÉM, do texto AUTO DA LUSITÂNIA, de Gil Vicente, dramaturgo português do século XVI, ainda atual por seu olhar crítico diante do homem e das desigualdades entre as classes sociais.
Para este processo de criação foi realizada uma pesquisa teórica com autores das artes cênicas, em especial AUGUSTO BOAL e EUGÊNIO BARBA, e também da área da antropologia sobre as formas de apropriação e uso do espaço urbano. A compreensão do homem em sociedade trouxe subsídios para as construções cênicas que conduziram o grupo a reflexões significativas sobre as situações de opressão, violência e apatia nas quais homens e mulheres são colocados nesta sociedade capitalista e excludente que vivemos.
Os objetivos para a construção do espetáculo foram pautados nas manifestações populares, estas que nasceram e se recriam em espaços abertos, livres e públicos. Há muito tempo o discurso sobre o fazer teatral se restringiu, e ainda hoje se restringe a uma platéia específica, individualizadas e que priva o alcance coletivo. O Grupo Teatro de Caretas, busca ir ao encontro de espectadores (transeuntes, camelôs, trabalhadores, estudantes,...) com o intuito de aflorar um pensamento crítico, transformando o olhar sobre o papel social de cada cidadão, tendo como canal um espetáculo que promove a crítica, ao mesmo passo, que traz a reflexão sobre nossas ações em sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário